Ir para o conteúdo principal

Clube X

A importância da ciência é inegável. Toda nossa sociedade baseia-se nas inovações tecnológicas: carro, computador, celular e internet são algumas das inúmeras inovações que mudaram nossas vidas e com as quais lidamos cotidianamente. Quando falamos sobre tecnologia, é indispensável lembrar da figura do cientista. Falarmos sobre inventores e não citarmos nomes como Einstein, Lavoisier, Marie Curie e Darwin é quase uma heresia. São pessoas como essas que dicaram suas vidas para fazer as nossas melhores, pessoas com senso de inovação único e pioneirismo fundamental para mudar o mundo da época que viviam.

A criação do Clube X, grupo de ciências do Colégio São Francisco, visa a formar novos cientistas como esses que modificaram seu tempo e a difundir o pensamento científico na comunidade, além de tornar a ciência algo interessante e almejado pelos estudantes. O Clube foi fundado no ano de 2014, tendo como premissa básica o pioneirismo e a coragem para alçar projetos de profundo impacto e objetivando, a princípio, principalmente a participação na MobFog (Olimpíada Brasileira de Foguetes). Como os alunos demostraram muito interesse, o Clube, antes temporário, assumiu o status de permanente.

Em 2016, o grupo, que sofreu uma reformulação e agora conta com mais de 20 alunos, busca um trabalho interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de física, química e biologia, e terão como finalidade a elaboração de um projeto a ser apresentado para professores convidados do CEFET e da UFMG. Tais projetos são divididos em 4 grupos de trabalho: Etnobotânica, Armadilhas de Aedes Aegypti, a relação da luz com as plantas e tratamento de água.

Ao longo deste ano, esses trabalhos serão desenvolvidos com outra importante motivação, além de formar novos cientistas e se destacar no meio acadêmico, que é a de trazer benefícios para a comunidade do Bairro Pompeia como um todo.

Lucas Regis – Aluno da 3ª Série/Ensino Médio