Ir para o conteúdo principal

Clube das letras

O projeto pretende utilizar o jornal escolar “Jornal do Chicão” para uma aprendizagem significativa da Língua Portuguesa, apresenta como primeiras motivações a urgência de aproximar os alunos das práticas de leitura e de escrita e a necessidade de ampliar o letramento de modo que os alunos possam se valer dessas habilidades nas práticas sociais. Pretende-se, assim, incentivar o uso da linguagem em situações reais por meio de gêneros textuais que circulam socialmente, como sugerem os documentos oficiais que orientam o currículo escolar. O projeto apresenta-se ainda como fomentador da pesquisa e da reflexão dos alunos sobre a realidade que os cerca, e o jornal, como mídia institucional, tornar-se veículo de divulgação dos demais projetos e atividades realizados no Colégio São Francisco de Assis para a comunidade escolar.
Para esse fim, portanto, uma equipe de alunos do CSFA se reúne nas segundas e sextas-feiras à tarde no Laboratório de Informática, onde são realizadas as pesquisas, a redação e a revisão dos textos do jornal, a edição de imagens, enfim, tudo o que é preciso para que um jornal ganhe corpo.

Além do “Jornal do Chicão”, que é publicado em edições impressas semestrais, outro veículo de circulação dos textos da equipe é o Jornal da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, que gentilmente cedeu um espaço para o CSFA divulgar seus eventos e ideias, o que faz com que o trabalho desses alunos tenha uma repercussão ainda maior, vez que o jornal paroquial circula por toda a região. O grupo se arrisca ainda em outros trabalhos relacionados à comunicação, como o vídeo institucional de 2016.

 

clube das letras