Ir para o conteúdo principal

Patrono

São Francisco de Assis

Francisco nasceu na cidade de Assis, Itália, em 1181 ou 1182. Filho do rico comerciante de tecidos.

Já na adolescência, por influência paterna, deu os primeiros passos na profissão de comerciante. Como os muitos jovens de seu tempo, quis as honras militares. Lutou nas guerras entre Assis e Perugia e se alistou nas cruzadas.

Depois de ter sido preso na guerra contra Perugia  e ter contraído grave doença, em 1205, enquanto rezava na igrejinha destruída de São Damião, nos arredores de Assis, ouviu a imagem do crucifixo dizer: “Francisco, restaura minha Igreja”. Francisco tomou literalmente o chamado, vendeu as mercadorias da loja do pai e começou a restaurar a Igrejinha. Diante do feito de Francisco, seu pai o expulsou de casa.

A partir de então Francisco dedicou-se ao cuidado dos leprosos e à reconstrução da pequena Igreja de São Damião. Muito dedicado à oração e aos exercícios espirituais intensos, certa vez, em 1224, no Monte Alverne, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo.

Com grande sensibilidade poética Francisco compôs o Cântico das Criaturas:

cantico das criaturas

Na tarde de sábado do dia 3 de outubro de 1226 Francisco morreu. Foi sepultado no dia seguinte, na igreja de São Jorge, na cidade de Assis. No ano de 1228 foi canonizado. A partir de então é São Francisco de Assis e o dia 4 de outubro é dedicado a celebrar a vida, a espiritualidade e a obra do pobrezinho de Assis.