Ir para o conteúdo principal

Educação Infantil

Primeira etapa da Educação Básica proporciona  às crianças diferentes experiências de interações, possibilitando diversas formas de agrupamento (grupos de mesma idade e de diferentes idades), formados com base em critérios pedagógicos.

As crianças pequenas constroem e apropriam-se de conhecimentos, a partir de suas ações: trocando olhares, comendo, ouvindo histórias, colocando algo na boca, chorando, caminhando pelo espaço, manipulando objetos, brincando. Observam, levantam hipóteses, testam e registram suas primeiras “teorias”, constituindo oportunidades de apropriação e de participação em diversas linguagens simbólicas: convivendo, brincando, participando, explorando, expressando, conhecendo-se.

Os projetos e as sequências didáticas na Educação Infantil giram em torno de cinco campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e imagens;
  • Escuta, fala, linguagem e pensamento;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.